O Catarinas, portal de notícias voltado à abordagem de gênero, feminismos e direitos humanos, foi lançado na Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis, 28/07/2015  A DJ Alexandra Peixoto, as cantoras Dandara Manoela e Renata Swoboda, que fazem uma apresentação de voz e violão, e o Coletivo Nega (Negras Experimentações Grupo de Artes), com intervenções artísticas do espetáculo Preta-à-Porter, compõem a programação do evento. 

Universo feminino em exposição digital de Pati Peccin

Além da música e do teatro, o lançamento do Catarinas vai trazer também o universo feminino em artes plásticas. Em homenagem ao portal, Pati Peccin reuniu obras de sua autoria que refletem sobre a condição da mulher e do feminino na sociedade.

“Procuro na vida e na arte uma identidade como mulher. Percebo que nas gerações passadas criaram-se estereótipos femininos que não se enquadram nos dias de hoje, mas ainda assim há tabu quando se fala em libertação da mulher. O vermelho no meu trabalho remete ao sangue, uma cor muito ligada ao nosso universo, visceral, dramático e afetivo. É um processo de criação instintivo, que revela essa inquietação”, conta a artista sobre o trabalho e diálogo com os feminismos.

O Catarinas é idealizado pelas jornalistas Clarissa PeixotoPaula Guimarães e Ana Claudia Araujo, além da estudante de Ciências Sociais Kelly Vieira, que comemoram a iniciativa inédita no Brasil.